A tênue camada que chamamos de atmosfera

André Kuipers é o segundo astronauta holandês a voar no espaço. Em 2004, ele participou pela primeira vez da missão DELTA, de onze dias na Estação de Espacial Internacional (ISS). Ele estudou medicina na Universidade de Amsterdam, trabalhou como médico na Royal Air force e pesquisou a desorientação espacial no espaço, doença comum em pilotos e astronautas. Em 1991 começou a trabalhar na Agência Espacial Europeia (ESA), como coordenador do experiências fisiológicas no espaço.

Quando na Estação de Espacial Internacional (ISS) ele tirou muitas fotos, disponíveis no seu Flickr – vale a pena visitar! Dentre muitas, chama a atenção esta a seguir.

Himalaia visto do espaço – por Andre Kuipers

Desta perspectiva, note como é tênue a camada com todo o ar que respiramos. A cordilheira do Himalaia, com seus picos com mais de 7000 metros de altitude, fica exposta ao espaço.

Existe ar naquela altitude, mas é rarefeito, de tal forma que alpinistas só podem visitá-lo por pouco tempo e ainda assim respirando oxigênio de garrafas.

O topo do Monte Everest, com 8848,43 m (rocha), representa menos de um milésimo do diâmetro da Terra. A troposfera, camada inferior da atmosfera, mede de 8 a 15 km, mas o ar respirável só existe em altitudes inferiores.

Bolas de bilhar

Se você pintar uma bola de bilhar com uma fina camada de tinta, esta única demão de tinta terá o dobro da altura do Everest, comparando com o tamanho do nosso planeta. A atmosfera está presa à Terra pela gravidade, que mantém esta ínfima e instável quantidade de ar, que é tudo que consideramos o mundo em que vivemos.

Cordilheira do Himalaia

Fontes:

http://blogs.esa.int/andre-kuipers/
http://www.flickr.com/photos/astro_andre/
http://goo.gl/6Q4zt
http://goo.gl/bckeB

1 comentário

Arquivado em Curiosidades, Outros

Uma resposta para “A tênue camada que chamamos de atmosfera

  1. rodolfo prado

    Olá Borges! meu nome é Rodolfo, e em meados dos anos 90 morei em Caxambu, onde tinha uma estação de rádio PX, estou meio na dúvida e gostaria de perguntar, era você que “tocava” e incentivava os PXzeiros de lá, fazendo e agitando a galera, até tinha o G.A.S se não me engano acho que eu era o unidade 60 ou 61… não me lembro bem, más lembro de participar de encontros e palestras suas… muito boas por sinal e até hoje guardo algumas informações. Saudades daquele tempo…! espero que seja a mesma pessoa caso não, peço desculpas!
    Hoje resido em São José dos Campos – SP, tentei continuar no PX aqui por mais alguns anos, mas infelizmente muita bangunça me desanimou, estou agora partindo para os 2 metros, e em breve finalizo minha base aqui, mas tenho saudades dos colegas que com o tempo acabei perdendo contato em Minas…. ainda tenho um pequeno rádio PX com antena móvel no carro que só ligo quando vou para Minas mas nem consigo falar mais…. rodo os 40 canais normal e não encontro ninguem…. nem nos canais de QAP da cidade, que pena! caso ainda tenha noticias dos radio amadores de 4ª São Lourenço e Caxambu… mande noticias, também estou curioso sobre o agrupamento G.A.S, se ainda exite, e se em 2M qual repetidora próxima para um DX…. Abraços amigo!

    Rodolfo Prado.
    rodolfotclube@yahoo.com.br

Deixe uma resposta

