Cuidado com a cabeça!

O dia é hoje!

Tudo que sobe, um dia desce. Os satélites, assim como os foguetes ou qualquer aparelho usado por agências como a NASA, têm vida útil. O fim desse período, pode sair um pouco do planejado. Hoje, dia 23 de setembro de 2011, um satélite lançado em 1991 deve voltar descontrolado à atmosfera terrestre.

O satélite em questão é chamado de UARS (sigla em inglês para “Satélite de Pesquisas da Atmosfera Superior”), e foi colocado em órbita há vinte anos com a missão de passar informações sobre a camada de ozônio e alguns processos climáticos da Terra. Deveria passar apenas três anos trabalhando, mas ficou operando até 2005, quando foi desativado. Seis anos depois, ele vai entrar pela atmosfera e se decompor uns 30 pedaços. A NASA não pode fazer nada senão tentar prever onde as partes do satélite vão cair.

Os cientistas afirmam que isso não é motivo para alarme. As chances de alguma parte do UARS cair em cima de uma área habitada do planeta, segundo cálculos, são de uma em 3.200. Não é muita coisa, mas é mais do que cair um raio em você!

Segundo os cientistas da NASA, será a primeira vez que isso acontece em mais de 30 anos. A última vez em que um satélite artificial voltou ao planeta fora de controle foi em 1979. O normal é que a NASA consiga operar a reentrada segura na atmosfera, o que não aconteceu com o satélite Pegasus 2 há trinta e dois anos e não vai ocorrer agora. Na ocasião, partes do Pegasus caíram no Oceano índico e outras em áreas desabitadas da Austrália.

Nunca houve vítimas fatais, em terra, de uma reentrada imprevista na atmosfera. Em 2003, quatorze astronautas morreram em um acidente com o ônibus espacial Columbia, no qual pedaços da nave caíram no Texas, mas ninguém foi atingido por partes do veículo. Desta vez, a previsão – ainda inexata – é que a maior parte do UARS caia em áreas remotas ao norte do Canadá, mas na verdade, pode cair em qualquer lugar.

O equipamento que vai voltar ao planeta em breve pesa “apenas” seis toneladas, mede 10,7 metros de comprimento e 4,5 metros de largura. A reentrada deve acontecer em uma velocidade superior a 800 km/h (velocidade de um avião comercial). Os cientistas haviam previsto, anteriormente, que o UARS só cairia em outubro, mas a volta à atmosfera acabou tendo uma evolução mais acelerada que o esperado.

Sem querer alamar, mas veja o que aconteceu em 2008 (daqui:http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM784184-7823-SATELITE+CAI+SOBRE+CASA+EM+MOGIMIRIM,00.html)

Enquanto não chega a notícia que caiu, muitas “notícias” engraçadas circulam pela internet, dizendo que caiu em determinado lugar… Pesquise e confira algumas, vamos rir enquanto não cai na cabeça de alguém!

Satélite sobre a casa.

Fontes:

 

http://pt.euronews.net/2011/09/23/satelite-da-nasa-cai-hoje-na-terra/
http://hypescience.com/satelite-deve-cair-na-terra-amanha/

 

 

Deixe um comentário

Arquivado em Bizzaro, Curiosidades

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s