Um castelo português com certeza.

O palácio da Pena é um dos símbolos da região de Lisboa, situado no topo da serra de Sintra, foi construído em 1839 a pedido do Rei consorte D. Fernando II, para ser a residência de verão. Antes só existiam as ruínas de um antigo convento. O estilo é o mesmo de muitos outros castelos castelos europeus, com uma decoração exótica e detalhista, o Palácio Nacional da Pena é o mais completo exemplar do Romantismo português.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em 2007 foi eleito uma das 7 maravilhas de Portugal, fica a 4,5 km do centro histórico de Sintra, foi projetado pelo arquiteto Barão de Eschwege e decorado pelo próprio Rei D. Fernando II. A construção faz parte do Parque da Pena, uma vasta área verde com enormes rochedos, jardins, lagos, pontes e pequenas estufas e viveiros com diversas flores e árvores vindas de todo o mundo.

Do antigo convento foram conservados os claustros, a capela e alguns anexos que serviram de base para a reconstrução. A sua adaptação, realizada com uma junção de vários estilos e influências góticas, mouriscas, neo-manuelinas e árabes, resultou num ambiente de um autêntico cenário “das mil e uma noites”.

O “Chalet da Condessa”, mandando construir como zona de lazer para o rei-consorte e a sua mulher, está parcialmente destruído. Tendo sido inspirado nos chalés dos Alpes, estava rodeado por um jardim e o seu revestimento exterior simulava madeira. O processo de recuperação começou em 2007 pela empresa Parques de Sintra – Monte da Lua e a primeira fase de trabalhos terminou há poucos meses.

Desde a implantação da República, em 1910, o Palácio da Pena tornou-se museu e passou a ser chamado Palácio Nacional da Pena. Digno de um conto de príncipes e princesas, representa o mais belo exemplar da arquitetura romântica portuguesa.


 Todas as fotos foram cedidas pelo departamento de comunicação (Maria do Céu Alcaparra) dos Parque de Sintra – Monte da Lua, SA

Fonte:
http://obviousmag.org/archives/2011/09/palacio_da_pena_um_castelo_de_principes_e_princesa.html

Deixe um comentário

Arquivado em Turismo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s