Palavra (En)cantada

Para alguns, a poesia se caracteriza por uma criação artística com regras, formas e sons próprios. Palavra [En]cantada é um filme documentário de 2009, que ronda o mistério das palavras ditas e entoadas. Dirigido por Helena Solberg, com argumento de Marcio Debellian, segue uma reflexão a respeito dos momentos em que música brasileira e poesia convergiram.

É um  longa-metragem (86min), de 2008, que percorre uma viagem na história do cancioneiro brasileiro com um olhar especial para a relação entre poesia e música. Dos poetas provençais ao rap, do carnaval de rua aos poetas do morro, da bossa nova ao tropicalismo, Palavra (En)cantada passeia pela música brasileira até os dias de hoje, costurando depoimentos de grandes nomes da nossa cultura, performances musicais e surpreendente pesquisa de imagens.

Adriana Calcanhoto

Chico Buarqu

A maioria das entrevistas foi realizada na casa dos entrevistados, em atmosfera intimista, com o registro de declamações e canções especialmente para o documentário. Poemas de Fernando Pessoa, João Cabral de Melo Neto, Hilda Hilst e pérolas de nossos grandes compositores conduzem o roteiro do Palavra (En)Cantada. Entre as músicas do filme estão Choro Bandido (Chico Buarque/Edu Lobo), Alegria, Alegria (Caetano Veloso), Alvorada (Cartola), História do Brasil (Lamartine Babo), Inclassificáveis (Arnaldo Antunes), Fábrica do Poema (Adriana Calcanhotto/Waly Salomão), 2001(Tom Zé/Rita Lee) e O Mar (Dorival Caymmi).

Martinho da Vila

 

Maria Bethania

http://www.youtube.com/watch?v=Qh5DpDTI6K4

http://www.youtube.com/watch?v=IOlXD-Gr-RI


Fontes:
http://obviousmag.org/archives/2009/04/palavra_encantada_um_filme_de_helena_sodenberg.html#ixzz1Tltud3q5

http://www.palavraencantada.com.br/

Deixe um comentário

Arquivado em Outros

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s