Currículo

Muito se fala sobre modelos de currículos, mas achei este artigo interessante porque contradiz algumas ideias do que seria um currículo ideal. De fato para quem seleciona candidatos, o que vale mesmo é o conteúdo.

Quais os cuidados para preparar um bom currículo

Especialista destaca que, nos últimos dez anos, mudou a forma dos recrutadores analisarem os candidatos, principalmente graças à internet

Ninguém questiona que o currículo é uma das principais ferramentas para quem quer se candidatar a qualquer vaga de emprego. No entanto, o que pouca gente sabe é que hoje esse documento precisa ser mais do que uma simples folha de papel. Pois, de acordo com Elizabeth Garone, jornalista norte-americana especializada em carreira, a internet mudou a forma dos recrutadores analisarem os candidatos.

Em artigo no Wall Street Journal, Elizabeth fala sobre as principais mudanças que ocorreram nos currículos tradicionais nos últimos dez anos e o que os profissionais precisam fazer para acompanhá-las:

Esteja presente no mundo virtual – Hoje em dia, qualquer profissional precisa ter uma rede de contatos e uma presença online. Não se trata mais de uma opção e, sim, de um requerimento.

“No mercado atual de busca de executivos, quem não está no LinkedIn não existe”, cita Wendy Enelow, autora de diversos livros voltados a ajudar profissionais que buscam emprego. Ela sugere que é importante citar o link para seu perfil na rede social (LinkedIn) no próprio currículo, pois isso facilita o trabalho dos recrutadores.

Não resuma tudo a uma página – A regra de que um bom currículo deve conter apenas uma página deixou de ser uma verdade absoluta. Ela vale só quando trata-se de um profissional com pouca experiência. Mas alguém com 10 ou 20 anos de carreira dificilmente conseguirá colocar todas as suas informações em uma folha.

Para o sócio da consultoria em gestão de carreira Essex Partners, Howard Seidel, não existe problema algum em escrever um currículo com duas ou três páginas, desde que tenha informações realmente relevantes em cada uma delas e a primeira folha contenha dados extremamente atraentes a um possível recrutador.

Evite frases prontas– escrever no currículo palavras como “inovador”, “trabalho em equipe” e outros termos super usados nesse tipo de documento pode representar um erro, de acordo com Krista Canfield,  diretora de comunicação corporativa do LinkedIn.

Krista fala isso com base em uma recente pesquisa realizada no LinkedIn, que analisou milhares de perfis na rede social e descobriu uma lista dos dez termos mais usados: inovador, dinâmico, motivado, ampla experiência, orientado a resultado, experiência comprovada, trabalho em equipe, ritmo acelerado, solucionador de problema e empreendedor.

“Os problemas em usar termos genéricos em seu perfil e no currículo é que outras centenas, se não milhares, de pessoas estão se descrevendo exatamente da mesma forma”, cita a diretora do LinkedIn. Com isso, ela considera que os recrutadores não enxergam um diferencial no candidato. Para evitar isso, Krista sugere que as pessoas descrevam os projetos nos quais trabalharam, com os resultados concretos obtidos.

Cuidado com a forma e a aparência –Por mais que hoje tudo possa ser comunicado de forma bastante informal por e-mail ou por comentários na internet, quando se fala em recrutamento, a estética da apresentação ainda é importante. Ou seja, o visual do currículo continua a chamar a atenção de um recrutador. Além disso, deve-se tomar o máximo de cuidado na escrita, já que um erro de gramática pode arruinar com as chances de uma recolocação profissional.

Assim, se seu forte não for a língua portuguesa, peça para que alguém com domínio do idioma faça uma revisão de seu currículo, antes de encaminhá-lo a qualquer vaga de emprego.

Fonte:
http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/quais_os_cuidados_para_preparar_um_bom_curriculo

Deixe um comentário

Arquivado em Outros

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s