Evolução do transistor – Melhores processadores

Este vídeo do Olhar Digital é muito bom, a explicação é clara e acessível a todos, vale a pena assistir: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/entenda_o_que_sao_processadores_de_22_nanometros

Processadores cada vez mais rápidos: entenda como é possível essa evolução
Hoje, um transistor dentro do chip já é 4 vezes menor que um vírus da gripe e, em breve, eles serão feitos em 3 dimensões

Matéria na integra

Prepare-se para aumentar seus conhecimentos tecnológicos. A novidade que foi anunciada há pouco vai colocar os computadores em novos níveis de capacidade e velocidade. Mas, antes, vamos ver como essa história começa!

Talvez você já saiba, mas não custa repetir: o cérebro de todos os computadores é o processador, o famoso chip. E esses chips são compostos por transistores. Dentro dessas pastilhas existem milhões de transistores. A lógica aqui parece simples: quantos mais transistores você conseguir colocar dentro de uma pastilha como essa, mais rápido e eficiente é o processador. Ou seja: quanto menores forem os transistores, mais deles cabem numa mesma pastilha.

“Ele é o elemento básico do computador e de quase todos os produtos que você tem hoje: tablet, microondas, carro etc. É basicamente uma chave de liga e desliga que deixa passar corrente ou não. Então quanto mais corrente passar, maior a performance”, comenta Reinaldo Afonso, Diretor de Desenvolvimento Tecnológico para América Latina.

Os chips mais modernos – os da segunda geração da família Core – são fabricados com transistores que medem 32 nanômetros. Para você ter uma ideia, cada transistor desses é tão diminuto que é menor que o vírus da gripe – que a gente nem consegue ver a olho nu. É brincadeira?

Bom, agora vem a novidade. Esses transistores vão ficar menores ainda. Eles agora terão 22 nanômetros. E mais: ao invés de terem um formato plano, eles vão ser construídos em três dimensões, como se fossem um cubo.

“Ele permite maior performance com menos energia e em um processador menor. Se você olhar hoje para seu telefone, por exemplo, se não tivesse essas inovações, ele teria que ter o tamanho de uma geladeira e consumiria muita energia. Ou seja, não existiria este tipo de dispositivos”, conta Reinaldo.

Vídeo em inglês: http://www.youtube.com/watch?v=nFnQEzXCjaM

Fonte:
http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/entenda_o_que_sao_processadores_de_22_nanometros

1 comentário

Arquivado em Tecnologia da Informação

Uma resposta para “Evolução do transistor – Melhores processadores

  1. gevanildo

    muito bom esclarecimento parabens

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s