IBM desenvolve a memória ‘instantânea’, 100x mais rápido que memória flash

Para quem não está familiarizado, memória flash é uma memória de computador do tipo EEPROM (Electrically-Erasable Programmable Read-Only Memory), desenvolvida na década de 80, sendo um chip regravável que preserva o seu conteúdo sem a necessidade de fonte de alimentação. Esta memória é usada em cartões de memória, pen drives, MP3 Players, dispositivos como os iPods com suporte a vídeo, PDAs, armazenamento interno de câmeras digitais e celulares.

 

Memória PCM

Os engenheiros da IBM conseguiram construir um novo tipo de memória de mudança de fase (PCM – Phase change material) que lê e grava 100 vezes mais rápido do flash, permanece confiável para milhões de ciclos de gravação, ao contrário de milhares apenas com flash, e é barato o suficiente para ser usado em qualquer coisa de servidores corporativos a telefones celulares. PCM é baseada em uma liga especial que, por explosões controladas de eletricidade,pode mudar para uma fase amorfa e uma fase cristalina, cada uma com diferentes propriedades elétricas e ópticas, o que as torna ideais para o armazenamento de dados de forma não-volátil. Alem de consumir menos energia!

Gráfico da memória PCM


No passado, a tecnologia sofreu com a tendência de um dos estados para relaxar, aumentar a sua resistência elétrica ao longo do tempo, levando a erros de leitura. Outra limitação foi que liga cada célula só poder armazenar um único bit de dados. Mas conseguira uma variante mais confiável, que também pode armazenar quatro bits de dados por celula, o que significa que podemos esperar um novo modelo para armazenamento de dados dentro dos próximos cinco anos. Combine isso com interconexão Intel 50Gbps prometidos e os dados começarão a fluir mais rapidamente.

Fontes:
http://linkd.in/j6ONSO

http://www.zurich.ibm.com/news/11/pcm.html

Deixe um comentário

Arquivado em Invenções, Tecnologia da Informação

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s