Tunnelbana – O metrô de Estocolmo

Série de imagens do metrô de Estocolmo – Suécia ( 59.331590°, 18.056251°), considerado um dos mais belos do mundo. O sistema que foi inaugurado em 1950,  conta com mais de 100 estações, sendo 47 subterrâneas. Algumas das estações foram cortadas na rocha e sua estações estão cheias de obras de arte, fazendo o que os suecos chamam da maior galeria de arte em extensão do mundo, com 110 km.

O metrô de Estocolmo é chamado de Tunnelbana. Logo no início da construção, um grupo de artistas, liderados por Siri Derkert e Vera Nilsson, conseguiram com que artistas plásticos, escultores e artesãos fossem chamados para trabalhar com os engenheiros e os arquitetos na construção das estações, e o resultado hoje é um rico painel das artes plásticas na Suécia.

Esculturas, mosaicos e pinturas podem ser encontrados em 90 das 100 estações do metrô. Aproximadamente 140 artistas fizeram peças para a exposição permanente, e ainda uma centena tem participado das exposições temporárias.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O metrô é um exemplo de como se deve  e se pode cuidar do espaço público e seu exemplo deveria ser seguido por todos os metrôs do mundo. O metrô de São Paulo começou agora a chamar artistas para participar da decoração das estações, esperemos que essa parceria se acentue e que passemos a ter obras de arte nas estações em construção mas também nas existentes.

http://www.youtube.com/watch?v=9ILtkNr2ERA

http://www.youtube.com/watch?v=Rlz1T2cc6YI

Fontes:
http://theurbanearth.wordpress.com/tag/tunnelbana/
http://www.ideafixa.com/metro-psicodelico

Deixe um comentário

Arquivado em Turismo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s