Rinspeed sQuba – O carro submarino

O carro que pode navegar embaixo d’água virou realidade no Salão do Automóvel de Genebra (marco de 2008), quando o suíço Frank M. Rinderknecht criou esse submersível incrível, inspirado na cena do filme de James Bond de 1977,  “The Spy Who Loved Me”.

Foi desenvolvido a partir do Lotus Elise, é um carro de dois assentos, concebido em 1994 e lançado em setembro de 1996 na Inglaterra. Ele alcança uma profundidade de 10 metros, superando veículos militares que podem ir para debaixo d’água, mas que são limitados a dirigir lentamente sobre a terra submersa. O sQuba é projetado para agir como um submarino; sua velocidade máxima em terra é 120 km/h, na superfície da água é 6 km/h, e debaixo d’água 3 km/h.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O motores são vários e  elétricos. Três motores ficam na parte traseira. Um fornece propulsão em terra, os outros dois são peças do automobilismo subaquático. Os motores recebem ajuda de duas unidades de jato, que controlam a entrada de água. Os jatos de saída rotativos foram projetados para serem leves e resistentes à torção através de nano materiais de alta tecnologia.

A energia é fornecida por baterias recarregáveis de íon de lítio, o sQuba não produz emissões de escape, além de possuir tecnologia de iluminação potente e de poupança de energia.

Por razões de segurança dos passageiros, o carro não possui teto fechado. Tanques de ar comprimido fornecem oxigênio aos dois ocupantes. Se eles preferirem, podem flutuar com o carro, que só submerge com uma das portas abertas. Sensores a laser permitem até que o carro se mova sozinho. Sem os passageiros, ele vem à tona por conta própria. O interior é à prova de água salgada e tem acabamento em madrepérola.


http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=sJC7E06IBXI#at=25

Fontes:
http://hypescience.com/rinspeed-squba-conheca-o-primeiro-carro-submarino-do-mundo/
http://quatrorodas.abril.com.br/reportagens/salao/salao_carro_270827.shtml

Deixe um comentário

Arquivado em Curiosidades, Invenções

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s