Lixo no subterrâneo

As vezes assisto “Cidades e soluções” na Globo News, tem ideias muito interessantes, mas esta solução encontrada em muitas cidades da Europa para reaproveitar o lixo passou no Jornal Nacional. Nela o correspondente Marcos Losekann mostra como alguns lugares da Europa revolucionaram a maneira de transportar o que é jogado nas lixeiras.

Através das escotilhas, em pelo menos 50 cidades europeias, os cidadãos jogam os sacos de lixo, estas bocas de lixo são conectadas a um sistema de tubulação enterrado, que na verdade, é um grande sugador, que aspira o lixo de hora em hora.

Rapidamente, o lixo chega a um centro de coleta, geralmente instalado na periferia da cidade. Vai para um container, que depois de cheio é transportado para uma usina de triagem, afastada da cidade. Plásticos, latas e papel são reciclados. O lixo orgânico vira combustível para mover turbinas que produzem eletricidade.

É como o fornecimento de água, gás ou energia elétrica. A tubulação é enterrada embaixo do pavimento das ruas e o custo com o tempo se dilui e acaba sendo igual ou até menor do que o método tradicional de coleta.

Em Barcelona, os prédios de apartamentos construídos nas últimas duas décadas já têm o sistema instalado internamente. Em cinco anos, Barcelona não terá mais nenhum caminhão de coleta de lixo circulando pela cidade.

Fontes:
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/05/barcelona-usa-sistema-subterraneo-para-descartar-lixo.html
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=48312&op=all

Deixe um comentário

Arquivado em Curiosidades, Invenções

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s