Cazaquistão e a maior tenda do mundo.

Na quinta-feira (14/4) assisti na Natgeo o desafio no Cazaquistão, para atender o desejo do presidente  Nursultan Nazarbayev, que queria construir o maior centro de entretenimento para sua nova e resplandecente capital, a cidade de Astana, bem no coração da estepe asiática central.
Assista ao vídeo em http://www.bbc.co.uk/portuguese/multimedia/2010/12/101228_cazaquistao_tenda_nf.shtml
Para criar um clima de Mediterrâneo em uma cidade onde as temperaturas atingem 40 graus negativos no inverno e chegam a superar os 40 graus positivos no verão, foi necessário envolver o renomado arquiteto Norman Foster e alguns dos engenheiros mais talentosos do mundo, que criaram soluções únicas, montando uma estrutura icônica como nunca se viu: a maior tenda do mundo.

Estamos acostumados a ver shoppings enormes e modernos, mas igual a este nunca vi. Foi inaugurado em julho de 2010, em comemoração ao 12º aniversário da capital, Astana. Chamado de Khan Shatyr (Marquês Real) é uma cidade dentro de uma tenda gigantesca transparente, com 150m de altura em uma base elíptica de 200m que cobre 100.000 m². A parte inferior da tenda tem uma área maior do que 10 estádios de futebol, com um centro comercial com lojas, restaurantes, cinema, parque aquático, jardim botânico, um monotrilho, um rio para desportos aquáticos, minigolfe e uma praia interior integrada em resort.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para a cobertura foi utilizado um material plástico especial chamado ETFE (etileno tetrafluoroetileno) suspenso numa rede de cabos esticados desde um pináculo central. No verão este material reflete parte da luz, mantendo o interior fresco e agradável, no inverno absorve a luz solar para criar o efeito do verão no interior. Trabalhando em conjunto com com os sistemas de ar condicionado mantêm uma temperatura interna entre 15-30°C na maior parte dos espaços e entre 19-24°C nas lojas, enquanto fora a temperatura varia entre -35 a 35°C.

Segundo Fettah Tamince, responsável de desenvolvimento na companhia Turca Sempol que construiu a tenda, disse: “Nada disto foi feito antes, e do ponto de vista da engenharia é um projeto extremamente difícil e também pelo prazo apertado de construção de um ano”.

Astana foi construída para ser a nova capital, conta com os palácios de mármore, arranha-céus brilhantes, estruturas metálicas e estátuas abstratas, tudo rodeado de neve no inverno. As residências luxuosas do complexo Khan Shatyr tem acesso direto por passarelas para pedestres cobertas ao Khan Shatyr, para que os residentes não tenha de se importunar com frio no inverno ou com o calor no verão. 
É claro que tudo isto não são para todos os habitantes, já que a maioria é gente muito pobre. São residências para a oligarquia no poder e empresários ligados aos negócios do petróleo.

Fontes:
http://www.mataohojeemdia.com/2010/07/maior-tenda-do-mundo.html
http://liliana4.blogspot.com/2009/02/casaquistao-maior-tenda-do-mundo.html
http://www.clubeinteligente.com.br/2010/12/cazaquistao-dribla-o-clima-frio.html
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4547257-EI8143,00-Cazaquistao+inaugura+maior+tenda+do+mundo+em+Astana.html
http://www1.folha.uol.com.br/turismo/762872-cazaquistao-tem-a-maior-tenda-do-mundo.shtml

1 comentário

Arquivado em Curiosidades

Uma resposta para “Cazaquistão e a maior tenda do mundo.

  1. Euclides Basso

    Achei a obra bonita e muito criativa, diferente de outras construções convencionais que se tem visto até o momento da história.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s