Novo mapa da Lua

A NASA divulgou em 17 de dezembro de 2010 a criação dos mapas mais precisos e detalhados da lua até hoje. (http://www.nasa.gov/mission_pages/LRO/news/lola-topo-map.html)

As fotografias foram tiradas pela câmera do Orbitador de Reconhecimento Lunar (Lunar Reconnaissance Orbiter – LRO).

Veja o vídeo em inglês (Use CC para Transcrever áudio e depois para Traduzir legenda para português):  

As fotos foram tiradas quando o sol estava relativamente próximo ao horizonte lunar, para realçar detalhes da topografia da superfície. A nova visão global tem uma resolução como se você estivesse a 100 metros do solo.

Fotos em grande resolução para download:
http://www.nasa.gov/images/content/504250main_lola_agu_south_false.tif
http://www.nasa.gov/images/content/504256main_lola_agu_north_false.tif
http://www.nasa.gov/images/content/504259main_lola_agu_apennine_false.tif

Segundo os cientistas, as novas imagens oferecem uma visão sem precedentes da lua e devem ser um recurso valioso para a investigação lunar e planos futuros de exploração. O Dr. Gregory Neumann da NASA Goddard Space Flight Center em Greenbelt, Maryland disse que  depois de cerca de um ano de dados, já tem cerca de 3 bilhões de pontos de dados, com cobertura longitudinal quase uniforme. As medições continuarão e neste ritmo ao longo dos próximos anos da fase científica da missão, mapearão toda a superfície lunar com ainda mais precisão, criando um mosaico global lunar com resolução altíssima de 2 metros por pixel. Os cientistas calculam que serão necessários mais cinco ou seis anos para isso. Neumann apresentou o mapa, na reunião da União Geofísica Americana em San Francisco.

A sonda LRO foi lançada em junho de 2009, juntamente com uma nave espacial chamada LCROSS que pousou em uma cratera no polo sul da lua, e encontrou água congelada.

A Lunar Orbiter Laser Altimeter (LOLA) funciona através da propagação de um pulso de laser único que através de uma óptica difrativa se divide em cinco feixes, que são espalhados pela superfície lunar e retornam, quando então o sistema eletrônico LOLA determina o tempo de voo que, representando a velocidade da luz, proporciona uma medição precisa do alcance da sonda à superfície lunar. Faixa de medições, combinadas com controle preciso da localização da nave, são usados ​​para construir um mapa mostrando os contornos da paisagem lunar. Os cinco feixes criam um padrão de mancha bidimensional que inequivocamente revela pistas. LOLA também vai medir a propagação do pulso de retorno para obter a rugosidade da superfície e a mudança na transmissão de energia, em comparação com o retorno do pulso para determinar a reflectância de superfície.

A sonda ajudou a confirmar os resultados da LCROSS sobre água congelada. Suas fotos sistemáticas da lua podem ajudar os cientistas a encontrar as regiões de interesse para missões tripuladas de exploração lunar, como possíveis locais de pouso, e as regiões polares que podem abrigar água congelada o suficiente para suportar postos e observatórios – possíveis bases lunares tripuladas.

Segundo os pesquisadores, para explorar Marte ou outras partes do sistema solar é necessário ir à lua primeiro, e a LRO está fornecendo os dados necessários para isso.

Fontes:
http://www.nasa.gov/mission_pages/LRO/news/lola-topo-map.html
http://hypescience.com/uma-nova-visao-da-lua-nasa-lanca-mapas-extremamente-precisos/
http://www.livescience.com/13622-nasa-moon-map-lunar-surface.html

2 Comentários

Arquivado em Curiosidades, Invenções

2 Respostas para “Novo mapa da Lua

  1. Alessandro

    Capaz que lancem logo uma versão para usar no Celestia. Atualmente, a melhor que tem é essa daqui: http://www.celestiamotherlode.net/catalog/show_addon_details.php?addon_id=1108 Isso é um extra que entra no programa para tornar as imagens da Lua mais detalhadas.

  2. Pingback: Blog do Borges

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s