Mars Science Laboratory e o robô Curiosity

A nova sonda que vai a Marte, a Curiosity, está quase pronta. A montagem e os testes da sonda da NASA Mars Science Laboratory e o robô móvel da missão, Curiosity, irá investigar o Planeta Marte e fazer experimentos nunca antes tentados.

Pretende-se que ela responda a questão se há, ou já existiu, vida por lá; ele irá analisar a geologia do planeta com seus instrumentos tão refinados que conseguirá estudar o centro de rochas.

Com três metros de comprimento, é a maior sonda que já foi para Marte e também a mais pesada, 900 quilos e desenvolve a velocidade de 90 metros por hora.

Ela deverá ser levada para o Kennedy Space Center da NASA na Flórida em Maio ou Junho, seu lançamento está previsto para o período entre 25 de Novembro e 18 de Dezembro de 2011, mas ela não chegará em Marte até, pelo menos, agosto de 2012. Enquanto isto os testes o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena na Califórnia, são checados à exaustão.

Ainda não foi selecionado o local de pouso, entre quatro locais candidatos, mas tem um vídeo com animação de como estão prevendo o pouso:

Para recolher amostras dessas rochas, o Curiosity terá que vaporizá-las com seu feixe de laser e tirar várias fotos em alta resolução. A estação meteorológica que faz parte do veículo espacial vai monitorar as condições de Marte por cinco minutos a cada dia, durante 23 meses (um ano Marciano), verificando a velocidade e direção do vento,  pressão atmosférica, umidade relativa do ar, temperatura do ar e do solo e a radiação ultravioleta. O maior desafio foi adaptar os sensores para resistir a grandes oscilações de temperatura que ocorrem diariamente em Marte, variando em apenas 12 horas de -50 º C a -150 º C em um dia frio de inverno.

Mais vídeo (português): http://veja.abril.com.br/multimidia/video/nasa-mostra-ferramentas-da-sonda-marciana-curiosity

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fontes:
http://hypescience.com/conheca-a-proxima-sonda-de-marte/
http://cienctec.com.br/wordpress/?tag=curiosity
http://www.net.portaldeltag.com.br/2011/01/25/a-nasa-vai-enviar-uma-sonda-a-marte-agora-em-2011/

1 comentário

Arquivado em Animação, Curiosidades, Invenções

Uma resposta para “Mars Science Laboratory e o robô Curiosity

  1. Alessandro

    Esse veículo é enorme e pesado. Não será fácil mandá-lo para Marte.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s