Nestinarstvo – o festival búlgaro da dança do fogo

A Bulgária está localizado no sudeste da Europa sobre a Península dos Balcãs. Este é um belo país membro da União Europeia, com um litoral do Mar Negro de 378 km de comprimento.

Na Bulgária, estão algumas das mais populares estâncias turísticas europeias e, em geral, a Bulgária é um dos destinos europeus mais baratos. A gastronomia tem especialidades baseadas principalmente no queijo, peixe, legumes e carne de porco, que podem ser acompanhadas dos famosos vinhos búlgaros.

A Bulgária tem muitos monumentos religiosos e as ricas tradições populares uma destas tradições é o antigo festival pagão Nestinarstvo, quando os sons dos tambores as pessoas dançam sobre brasas flamejantes sem queimar os pés. É um festival que sobreviveu à inquisição e à perseguição comunista e ainda é praticado por algumas vilas búlgaras e gregas nas montanhas Strandzha (42.059521°,27.003620°) no sudeste do país.

O ritual começa no pôr do sol, quando o chefe nestinar (dançarino do fogo) chega na praça da vila e começa a espalhar o carvão incandescente. Então todas as luzes da vila são apagadas e as pessoas se reúnem em volta do círculo de carvão, acompanhada de instrumentos de percussão e de gaitas de fole. Então os nestinari (dançarinos) dançam dentro do círculo, carregando ícones religiosos até apagarem as cinzas com os pés.

 

Toda a vila participa da celebração, mas apenas nestinari profissionais pisam no fogo. Antigamente, apenas mulheres dançavam sobre as cinzas, mas hoje os homens também podem participar. Os misteriosos dançarinos do fogo são muito pálidos e fecham os olhos enquanto dançam sobre as cinzas, fazendo as pessoas acreditarem que eles entram em um transe e têm premonições.

O mais incrível é que médicos já examinaram os pés dos nestinari e não encontraram nenhum sinal de queimaduras ou de machucados – a pele continua macia. Testemunhas do ritual já disseram ver dançarinos que tropeçaram, caíram nas chamas e levantaram como se nada houvesse acontecido.

Aparentemente, nem todos podem ser um nestinari. As pessoas nascem dessa forma e são identificadas na vila. Elas precisam ter o coração puro, não desejar mal a ninguém. Isso já os tornaria resistentes ao fogo, mas muita preparação mental também é necessária.

Fonte: http://hypescience.com/nestinarstvo-–-o-festival-bulgaro-da-danca-do-fogo/

1 comentário

Arquivado em Bizzaro, Curiosidades

Uma resposta para “Nestinarstvo – o festival búlgaro da dança do fogo

  1. Eliana

    Nunca antes na história deste país apareceram tantas coisas sobre a Bulgária na nossa mídia, como aparece agora que temos uma descendente de búlgaro na presidência. O inverso também vale: nunca antes na Búlgaria se falou tanto em Brasil como se fala agora e nunca houve tantos correspondentes búlgaros no Brasil.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s