Segurança na Internet

Este é um dos temas mais críticos, as empresas investem em ferramentas de segurança e pessoal, e a tendência é se tornar cada vez mais importante, à medida que avança o uso da Internet, o comércio eletrônico, a troca de documentos via web. Assim como tomamos alguns cuidados ao sair de casa, para evitarmos assaltos e outros perigos existentes nas ruas. Na internet, é igualmente importante colocar em prática alguns procedimentos de segurança, já que golpes, espionagem e roubo de arquivos ou senhas são apenas alguns dos problemas que as pessoas podem ter.

O Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança para a Internet brasileira (CERT), mantido pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR ( NIC.br), do Comitê Gestor da Internet no Brasil. É responsável por tratar incidentes de segurança em computadores que envolvam redes conectadas à Internet brasileira.

Atua como um ponto central para notificações de incidentes de segurança no Brasil, no processo de tratamento a incidentes e incentiva a conscientização sobre os problemas de segurança na Internet brasileira.

Devido à fragilidade da web social, o uso de tecnologias de segurança confiáveis é muito  importante. Os criminosos mudam suas táticas de indução para convencer os usuários da Internet a fazer o download de softwares maliciosos com os quais eles espionam ou roubam informações.

Quando você acessa um site que foi atacado por hackers, pode infectar seu computador e colocar suas informações pessoais em risco, além de servir para espalhar a contaminação entre seus amigos. Tanto crianças quanto adultos precisam estar preparados para evitar serem vítimas de crimes.

Encontrei uma CARTILHA excelente no site do CERT : http://cartilha.cert.br/ Se estiver sem tempo para ler tudo, veja pelo menos o RESUMO. Ela mostra as principais falhas na Internet e ensina as melhores formas para proteger o computador, os arquivos, as senhas, entre outros.  É indicado para pessoas que desejam proteger-se das ameaças na internet, aprendendo como funcionam as invasões, e até trabalhar nesta área de Segurança Digital.

Se preferir, faça o download do material e leia quando puder.

Sobre o mesmo tema, visite http://br.trendmicro.com/br/about/internet-safety-for-kids/index.html que fala de forma didática sobre Segurança na Internet para as Crianças e sua Família.

Para quem não gosta de ler, assista então aos vídeos a seguir, são muito bons.

Segurança na Internet – 1. Navegar é preciso

Segurança na Internet – 2. Os Invasores

Segurança na Internet – 3. Spam

Segurança na Internet – 4. A Defesa

2 Comentários

Arquivado em Tecnologia da Informação

2 Respostas para “Segurança na Internet

  1. Pingback: Segurança na Internet | Blog do Borges | E-Commerce Center

  2. Alessandro

    Todos nós temos que ser paranóicos. Não tem jeito. O maior perigo hoje em dia é a violação de privacidade. Até os emails recebidos e enviados no Gmail são vasculhados para gerar propaganda, veja: http://www.dailymail.co.uk/debate/article-1337837/Google-Why-let-creepy-company-spy-emails.html Outro problema é a opção de “geolocalização” que alguns serviços e programas usam; nesse site tem dicas de como remover essa vulnerabilidade: http://no-geolocation.blogspot.com/2010/08/01-what-is-geolocation_08.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s