Hidrogênio barato versus petróleo caro – uma esperança

A busca pela fotossíntese artificial acaba de dar um importante passo. A novidade foi apresentada neste domingo (27/03/11) em Anaheim (33.835956°,-117.912571°), Califórnia, nos Estados Unidos, por um grupo de cientistas que desenvolveu uma folha artificial capaz de converter a luz solar e a água em energia, com dez vezes mais eficiência.

A fotossíntese artificial é investigada em centros de pesquisa de diversos países e foi um dos principais assuntos debatidos no Workshop BIOEN/PPP Ethanol on Sugarcane Photosynthesis, realizado pelo Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia em 2009.

Na 241ª reunião nacional da American Chemical Society, o grupo liderado  pelo Dr. Daniel George Nocera, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), relatou a pesquisa com uma célula solar do tamanho de um baralho de cartas, capaz realizar fotossíntese, processo por meio do qual as plantas convertem luz e água em energia.

“Uma folha artificial funcional tem sido uma espécie de cálice sagrado da ciência há decadas e acreditamos que tenhamos conseguido desenvolvê-la. Nossa folha se mostrou promissora como uma fonte de energia de baixo custo para residências pobres em países em desenvolvimento, por exemplo. Nosso objetivo é fazer com que cada casa tenha sua própria geração de eletricidade”, disse Nocera.

Esta “folha”, que em nada lembra uma folha verdadeira, é formada por silício, circuitos eletrônicos e substâncias catalisadoras, usadas para acelerar reações químicas, colocadas em um litro de água e expostas ao sol,  pode produzir eletricidade suficiente para abastecer uma casa por dia.

A célula usa cobalto e níquel para dividir os dois componentes da água: oxigênio e hidrogênio. Esses dois componentes são armazenados em uma célula de combustível, colocada no alto de uma casa ou em sua lateral, usa essas duas substâncias para produzir eletricidade.

Tentativas anteriores já acontecem há mais de dez anos, embora tenham funcionado eram  baseadas em metais raros e caros e que só funcionavam por um dia. A  folha artificial desenvolvida pela equipe do Dr. Daniel Nocera, supera esses obstáculos porque é simples e feita de materiais baratos que são facilmente encontrados. Estudos em laboratório mostraram que o produto pode funcionar por pelo menos 45 horas.

Os cientistas tentarão aumentar a eficiência e a vida útil do material fotossintético, depois de aprimorada, este dispositivo poderá causar uma mudança em direção a uma economia baseada no hidrogênio, poderia ser a base para uma nova ordem mundial, tendo em vista a demanda atual por energia limpa e de baixo custo.

A empresa do Dr. Nocera, a Sun Catalytix, em Cambridge, Massachusetts, está tentando comercializar a tecnologia de fotossíntese artificial. A empresa indiana Tata já fechou um acordo para o desenvolvimento de uma pequena usina de energia baseada nesta tecnologia.

Nesta semana, quatro equipes de pesquisa dos Estados Unidos e do Reino Unido receberam US$ 10,3 milhões em financiamento para melhorar o processo de fotossíntese artificial. As equipes estão buscando tecnologias para superar as limitações no processo, como gargalos naturais no processo químico. Eles esperam que o trabalho aumente a eficiência da produção de alimentos e gere energia limpa.

Fontes:
http://exame.abril.com.br/tecnologia/ciencia/noticias/folha-artificial-gera-energia-por-fotossintese
http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/cientistas-criam-folha-artificial-que-transforma-agua-em-energia-20110329.html
http://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/2011/03/cientistas-criam-folha-artificial-que-transforma-agua-em-energia.html
http://hypescience.com/cientistas-criam-a-primeira-folha-artificial-do-mundo/
http://www.agencia.fapesp.br/materia/13638/divulgacao-cientifica/folha-artificial.htm
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI221619-17770,00-FOLHA+ARTIFICIAL+REPRODUZ+FOTOSSINTESE.html

Deixe um comentário

Arquivado em Curiosidades, Invenções

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s