O MAIOR EDIFÍCIO ECO SUSTENTÁVEL DO MUNDO

A Academia de Ciências da Califórnia (California Academy of Sciences) é uma instituição científica e cultural de renome internacional, sediada em São Francisco. A Academia inaugurou em setembro de 2008 as suas novas instalações no Golden Gate Park, uma estrutura de 36 000 metros quadrados, que reúne um aquário, um planetário (Steinhart Morrisone), um museu de história natural (Natural History Museum Kimball), os mais profundos tanques de coral do mundo e recriações de florestas tropicais, tudo sob um gigantesco telhado verde.

O prédio é o maior edifício público eco sustentável do mundo, que se mescla com a paisagem do Parque Golden Gate. Visto de cima, o telhado é uma área ondulada onde são cultivadas  1,7 milhão de plantas nativas, integrando com o parque.

Ontem tive a oportunidade de assistir no Discovey Channel o  programa de uma hora, mostrando a incrível trajetória deste edifício, desde seu conceito inicial e os desafios de sua construção até o grande final, quando as plantas e animais foram levados para o prédio. O museu é como uma Arca de Noé dos tempos modernos, contendo mais de 40 mil animais e 20 milhões de amostras de pesquisas em 11 áreas de estudo.

O prédio, quase todo feito de vidro, é de tirar o fôlego. Seu projeto requereu uma inovação excepcional, porque o edifício e aquários estão localizados em uma zona sísmica e precisam resistir a terremotos.

O arquiteto ganhador do prêmio Pritzker Renzo Piano, trabalhou em conjunto com a empresa local Stantec Architecture, para criar um projeto que cresce a partir da missão da instituição, história e definição. Este  projeto unifica matriz original da Academia, que possui doze edifícios que foram construídos ao longo de oitenta anos, em um marco único moderno, que coloca uma ênfase visual e intelectual sobre o mundo natural.

O “telhado vivo” cumpre a função de manter fresco o interior do edifício, são utilizados 13 milhões de litros de água por ano para regar as plantas, mas 7,5 milhões de litros de água são coletados e reutilizados para outros fins no museu. A temperatura interna é fresca, mesmo com o calor do exterior, em poucas zonas do edifício existe ar condicionado.

O telhado de vidro tem comportas e cortinas controladas por computador, que  se abrem e fecham para controlar a temperatura adequada dentro do recinto e facilitar a passagem da brisa do Pacífico. A reciclagem foi prioritária no desenho do edifício, o museu está rodeado por uma vedação envidraçada em que foram integradas 60000 células fotovoltaicas, que geram 15 por cento da energia elétrica consumida, além de água quente.

Dentre as atrações do prédio estão os gigantescos aquários, que abrigam tubarões, tartarugas, arraias e outras criaturas do do mar. A água salgada é bombeada diretamente do Oceano Pacífico, a uma distância de 4 km, sendo depois purificada e reciclada. Um elevador permite que os visitantes passeiem através e por baixo dos tanques.

(Use CC para colocar legendas em português)

Vale uma visita ao site da Academia de Ciências da Califórniahttp://www.calacademy.org/

Fontes:
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=27917&op=all
http://www.discoverybrasil.com/reisdaconstrucao/6/index.shtml

2 Comentários

Arquivado em Curiosidades

2 Respostas para “O MAIOR EDIFÍCIO ECO SUSTENTÁVEL DO MUNDO

  1. Maria Gorete Silva

    BOA NOITE…ADOREI O DOCUMENTÁRIO SOBRE: ” O MAIOR EDIFÍCIO ECO SUSTENTÁVEL DO MUNDO ” SERÁ TB DE GDE VALIA A MEU NOIVO QUE FAZ ARQUITETURA. GOSTARIA IMENSAMENTE DE RECEBER E-MAILS SOBRE TUDO O QUE ME PUDER ENVIAR…ADORO APRENDER,ASSIM PODEREI AJUDAR MEU NOIVO NOS ESTUDOS..EU SEREI ARQUITETA POR TABELA… PARABÉNS A VOCÊ,MTO SUCESSO,SEMPRE!!!! ESTAREI AGUARDANDO.ABRAÇOS.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s