O mistério de Mona Lisa

Mona Lisa, também conhecida como La Gioconda, é a mais notável e conhecida obra do pintor italiano Leonardo da Vinci. No quadro foi utilizada a técnica do sfumato e retrata a figura de uma mulher com um sorriso tímido e uma expressão introspectiva. Exposto no Museu do Louvre, em Paris, França e tem mais de 500 anos, sempre cercado de especulações sobre a dama.

Quem é ela? Que sorriso enigmático é aquele?

O italiano Silvano Vinceti, lider do Comitê Nacional para a Valorização dos Bens Históricos da Itália, analisou os olhos da pintura mais famosa do mundo.Segundo ele, Da Vinci escondeu a verdadeira identidade da Mona Lisa nos olhos da pintura, as letras “LV” na pupila direita da Mona Lisa que seriam as iniciais de Leonardo e na pupila esquerda as letras “B” e “S” e poderiam apontar para a identidade da moça retratada. Também descobriu o número “72” ou “L2” escondido no arco da ponte, no fundo da direita da pintura. Outro número descoberto no quadro, 149 (mais um dígito apagado), levanta a possibilidade da Mona Lisa ter sido pintada no ano de 1490, enquanto Leonardo estava na corte do duque Ludovico Sforza, em Milão.

A hipótese mais aceita é que ela era a esposa de um mercador, Lisa Gherardini, mas Silvano Vinceti, fez a nova revelação: Mona Lisa pode ser um homem. Acredita que seria o aprendiz de Leonardo Da Vinci, Gian Giacomo Caprotti, conhecido como Salai.

Salai trabalhou com Da Vinci por mais de duas décadas, e serviu de modelo para o retrato de São João Batista. As semelhanças entre o nariz e a boca de S. João e de Mona Lisa apóiam esta hipótese.

Philippe Walter, cientista francês, também investigou a obra de Da Vinci e com o uso de raios-X, descobriu camadas ultra-finas de tinta usadas para fazer a transição sutil da luz para a escuridão no quadro. As informações ajudaram a entender melhor a técnica do sfumato usada por pintores renascentistas em suas telas.
Pela análise ficou claro que o artista era capaz de dar pinceladas de apenas poucos micrômetros (1 micrômetro é igual a 10 elevado à potência -6 do metro) de grossura, fazendo que todas as suas pinturas não passem de 30 micrômetros de espessura.

A Mona Lisa tem servido de inspiração para muitos artistas atuais, o artista japonês Sagaki Keita recria peças de arte famosas usando pequenos desenhos, que são visto quando se chega perto.
São vários personagens, unidos de forma a criar sombras e detalhes. Dentre as obras está a Mona Lisa:

Um colecionador chinês usou 100 mil quilates de joias para construir a mais valiosa réplica da Mona Lisa do mundo. O nome do artista é desconhecido, mas sabe-se que demorou 30 anos para conseguir todas as pedras que formam a pintura que está sendo exposta em um shopping na cidade de Shenyang.

 

Fontes:
http://www.artdaily.com/index.asp?int_sec=2&int_new=44112
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sfumato

http://www.bbc.co.uk/news/science+environment-10647510
http://hypescience.com/mona-lisa-pode-ser-um-homem/Fontes:
http://hypescience.com/os-desenhos-incrivelmente-detalhados-de-sagaki-keita/
http://hypescience.com/a-mona-lisa-revela-mais-segredos/

2 Comentários

Arquivado em Curiosidades

2 Respostas para “O mistério de Mona Lisa

  1. Débora Luana

    Eu acho interessante essa historia de monalisa queria mais inrformaçoes sobre ela eu faço o 7 ano no meu colegio e minha professora de hosistoria esta dando assunto sobre o renascimento que fala sobre artistas de antigamente e um dos artistas que eu achei mais interessante foi Leonardo Da Vince que crio o quadro de monalisa a minha professora falou sobre as hipoteses de quem ela poderia ser e que ela poderia ser ate mesmo Leonardo Da Vince e tambem que foi um comerciante que pediu ao pintor para desenhar sua mulher mais Ele nao entregou o quadro do comerciante e Leonardo so andava com esse quadro na sua mão então eu queria pedir que o senhor colocasse em seu blog mais informações sobre monalisa por favor.beijos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s