Música e dança na prisão

O vídeo com a coreografia clássica do clipe de Michael Jackson para a música “Thriller”, executado por prisioneiros filipinos da província de Cebu (10.359189°,123.863454°), prisão de segurança máxima, já atingiu a marca de 4,7 milhões de acessos. Desde outubro de 2006,  Byron Garcia, consultor de segurança do governo filipino, tem colocado no YouTube várias coreografias dos detidos.

Trata-se de uma rotina de exercícios diferente que foi adotada no Centro de Detenção e Reabilitação da Província de Cebu e tem atraído a atenção de milhões de pessoas, por todo o mundo.  Tudo começou quando em 2006 Garcia começou a fazer os prisioneiros marcharem ao som de músicas como “Another Brick in the Wall“, do Pink Floyd, para aumentar a participação dos detentos nos exercícios e foi surpreendido pela popularidade mundial dos clipes, que ele colocou na internet para dividir suas experiências com outras autoridades penitenciárias. Os vídeos se transformaram em uma fonte de muito orgulho para os prisioneiros.

Coreografias como “YMCA”  e “In The Navy” dos Village People, “Radio Ga Ga” dos Queen, além do “Ice Ice Baby” sucesso de Vanilla Ice, tem feito sucesso. A  terapêutica com dança e música se destina ajudar os presos a lidar com sua depressão e ansiedade, a restaurar a dignidade e a auto-estima, funciona como uma fase de transição, buscando torná-los pessoas melhores e para que quando liberados consigam ficar longe do crime e reintegrar-se à sociedade.

Dança é atividade obrigatória a todos 1,6 mil detentos na prisão de Cebu, exceto para os idosos e doentes. A cruzada de Byron Garcia é institucionalizar a musicoterapia em todas as prisões do país. Os detentos de Cebu realizaram sua primeira turnê fora da cidade, em Manila Jail, Makati City Jail, e Quezon City Jail em março de 2010. O projeto piloto está sendo expandido nas instalações da prisão de Manila, Makati, e Cidade de Quezon.

O canal de Byron Garcia no YouTube é http://www.youtube.com/user/byronfgarcia#p/u – Clique em “ENVIOS” (por data de inclusão) para ver todos os vídeos deste experimento genial.

Já executaram muitas coreografias, de músicas de artistas locais, do filme Mudança de Hábito, mas o melhor dos vídeos realizados,  não só pela coreografia, do filme “This Is It“, mas também pela letra, “They don’t care about us“, música das mais polêmicas de toda a carreira de Michael  Jackson, que se tornou um hino contra as injustiças sociais. “They don’t care about us”  é diferente de todo o estilo musical de Michael, tem batidas de Reggae e Hip Hop, e a parceria com o grupo baiano Olodum introduziu a canção elementos de Axé. (Letra e tradução da música: http://letras.terra.com.br/michael-jackson/73212/traducao.html)

Responsáveis pela coreografia foram o coreógrafo Travis Payne e os bailarinos Daniel Cerebre  e Reid Dres.

CLIQUE NO LINK PARA ASSISTIR O VÍDEO: http://www.youtube.com/watch_popup?v=mKtdTJP_GUI

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/07/070726_filipinasthrillerfn.shtml e outros sites.

1 comentário

Arquivado em Curiosidades

Uma resposta para “Música e dança na prisão

  1. Alessandro

    Eu lembro disso! Anos atrás fizeram sucesso dançando Hare Hare Yukai (o tema de encerramento de Haruhi): http://www.youtube.com/watch?v=5Xx4tszZ-DE Seguiram a coreografia direitinho.😄

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s