Urso polar nada 687 quilômetros sem parar

O aquecimento global traz graves consequências para todo o planeta, afetando todos os seres vivos.
A retenção de calor na superfície terrestre pode influenciar fortemente o regime de chuvas e secas, afetando plantações e florestas, podendo causar o crescimento e surgimento de desertos, desequilíbrio de vários ecossistemas.
Plantações e cidades podem ser arrasadas por alagamentos. O movimento migratório de animais e seres humanos tende a aumentar, pode haver escassez de comida, aumento do risco de extinção de várias espécies animais e vegetais, aumento do número de mortes por desnutrição.
O aumento do nível dos oceanos está em curso, devido ao derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer a submersão de muitas cidades litorâneas,.
Pode aumentar o número e intensidade de furacões, tufões e ciclones, regiões de temperaturas amenas já tem sofrido com as ondas de calor e o inverno tem sido mais intenso em algumas regiões do planeta.

Um urso polar, rastreado no norte do Alasca, nadou continuamente por nove dias, percorrendo uma distância de 687 quilômetros.

De acordo com os cientistas que observaram o animal, essa resistência incrível pode ser fruto das mudanças climáticas. Os ursos polares são conhecidos por nadar entre a terra e as geleiras em busca de alimento (focas, por exemplo). Mas com as mudanças climáticas o gelo está derretendo, o que força os ursos a nadarem maiores distâncias sem parar – arriscando a saúde deles e das próximas gerações de ursos.

Os dados obtidos mostram que o urso nadou por 232 horas seguidas, em uma água com temperatura entre 2 a 6 graus Celsius.

Apesar de ursos serem observados nadando por cientistas, é a primeira vez em que a jornada completa de um urso é acompanhada.

Mas a jornada custou muito para o urso, que era fêmea, e que perdeu cerca de 22% de sua massa corporal, além de seu filhote, que não conseguiu acompanhá-la. [BBC]

Deixe um comentário

Arquivado em Animais

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s