Vídeo do espaço em “tempo real” até meados de 2012

A Estação Espacial Internacional (ISS) é a maior e mais ambiciosa obra de engenharia já construída, sozinha ela já representa uma nova era na astronáutica. A estação viaja a 26.000 km por hora e orbita a Terra 16 vezes por dia a uma altitude de aproximadamente 350 km. A ISS viaja ao redor da Terra em um padrão de onda de aproximadamente 52 graus de latitude norte a 52 graus sul. É um centro de pesquisa que é uma parceria entre russos, europeus, canadenses, japoneses e as agências espaciais dos EUA.

ISS, vista expandida: principais módulos e seus construtores.

Câmera

A Urthecast está firmando parceria com a Agência Espacial Russa para instalar as supercâmeras no módulo russo, até o fim deste ano, e as primeiras imagens deverão estar disponíveis até meados de 2012. A plataforma web UrtheCast permitirá que aos usuários rastrear a localização da ISS, antecipando quando ele vai passar uma determinada localização geográfica de interesse. As duas câmeras Urthecast, uma com resolução média e uma alta resolução, será construída pelo Rutherford Appleton Laboratory (RAL) que fica perto Didcot, em Oxfordshire, no Reino Unido. Este laboratório tem uma reputação global de excelência e é um dos laboratórios mais importante de seu tipo.

Modulo da ISS

As câmeras servirão para enviar, de volta para a Terra, vídeos durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, com uma resolução comparável com a do Google Earth. Deverá ser enviado vídeos a 3,25 frames por segundo em uma resolução que cada pixel representará o equivalente a 1 metro quadrado. Então acho que se der um “tchauzinho” para o céu, não vai conseguir assistir na tela do computador, mas um veículo em movimento com certeza. Vamos aguardar para ver como vai ser!

 

A ISS em sua configuração final vista sobrevoando Brasília. Vê-se claramente o plano piloto da cidade e o lago Paranoá. Concepção artística cortesia da NASA.

É claro que existe um atraso e a imagem vai depender da posição e do clima, mas uma coisa é certa: a privacidade nossa está cada vez mais comprometida.

A área em azul claro mostra as regiões de onde a estação pode ser vista.

Vídeo em inglês, mas está disponível CC use para colocar legenda e depois para traduzir.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=0ScNJ74SkPE

Fontes:
http://www.zenite.nu/
http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/google_earth_ao_vivo_empresa_promete_video_em_tempo_real_ate_meados_de_2012

About these ads

3 Comentários

Arquivado em Curiosidades, Invenções

3 Respostas para “Vídeo do espaço em “tempo real” até meados de 2012

  1. maria antonia

    esse videos e o video mais lindo que eu cha vi e maravilhoso e emocionante

  2. pedro henrique da silva

    bom trabalho no espaço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s